Por que vitória da Arábia Saudita contra a Argentina deve ser considerada a maior zebra da história das Copas

Inglaterra era estreante em 1950, Itália não passava de fase havia 36 anos, em 1966. Artigo de PVC

Eu sei, eu sei... A conversa é boa para o botequim e vai rodar a noite inteira sem ninguém chegar a nenhuma conclusão objetiva. Daí que aqui deve ficar bem explicado: não existe dono da verdade. Nem este blog, nem você que está lendo. Para mim, Argentina 1 x 2 Arábia Saudita é a maior zebra da história das Copas do Mundo. Pasando perto, Alemanha 0 x 2 Coreia do Sul, de 2018.

Ah, mas e a Inglaterra que perdeu para os Estados Unidos, gol do haitiano Gaetjens, que nem profissional era. A gente aprendeu na escola, seu pai te contou, teu avô reforçou. Acontece que a história não é imutável. Ela se transforma. O melhor jogador da história do Flamengo era o Dida. Hoje é o Zico.

Então vamos aos fatos:

. 1 ARGENTINA 1 x 2 ARÁBIA SAUDITA

De todas as grandes zebras da história das Copas, esta é a única virada. Além disso, aconteceu no dia em que a Argentina tinha Messi em campo e precisava só empatar para se tornar a seleção de maior sequência invicta da história, de todos os tempos, do mundo todo e o que você mais quiser incluir.. A Argentina faz 1 x 0 aos nove minutos e tem três gols anulados por impedimento. Vai assim para o intervalo e toma 2 x 1.

. 2 INGLATERRA 0 x 1 ESTADOS UNIDOS (1950)

Foi a maior zebra da história, contada pelo seu bisavô, porque os ingleses achavam que só eles sabiam jogar. Era a primeira Copa do Mundo da Inglaterra que, para jogar, exigiu incluir as quatro seleções britânicas, que nem países são. País de Gales... País o quê? O primeiro-ministro é britânico. Os caras dizem Iu Kei. (UK). É a seleção paulista da Copa do Mundo. A Inglaterra é o centro do planeta, mas nunca tinha jogado Copa. Perdeu para os Estados Unidos, que já tinham sido semifinalistas em 1930.

. 3 COREIA DO NORTE 1 x 0 ITÁLIA (1966)

Ah, sim, a Coreia do Norte era estreante e a Itália bicampeã mundial. Mas os italianos tinham sido desclassificados nas eliminatórias para 1958 pela Irlanda do Norte e caído na fase de grupos de 1962 contra Chile e Alemanha. Não passava de fase desde 1938, quando foi bicampeã. Era um gigante do pré-guerra. Pak Do Ik sabia disso melhor do que o mundo todo.

4. ARGENTINA 0 x 1 CAMARÕES (1990)

Zebraça! Mas os argentinos estavam numa draga de dar gosto, apesar de terem sido vice-campeões mundiais e terem Maradona com lesão de tornozelo, igual ao Messi de hoje. Dos dez jogos anteriores à abertura da Copa, a Argentina só venceu um, contra Israel. Perder de Camarões também pode ser relativizado pelo fato de os camaroneses terem a primeira seleção africana classificada para as quartas-de-final.

5. ALEMANHA 1 x 2 ARGÉLIA (1982)

Enorme surpresa, candidata também. Mas a Alemanha se classificou no jogo da vergonha, contra a Áustria, em que só a vitória por 1 x 0 classificaria as duas seleções. A Argélia era estreante, não passou de fase, tinha Madjer, herói do título europeu do Porto, em 1987. Não foi de virada. Eis a grande diferença.

6. ALEMANHA 0 x 2 COREIA DO SUL (2018)

Esta aqui é uma história rival da Argentina. O mundo passou quatro anos exaltando os alemães, que atropelaram o Brasil no Mineirão (7x1). Tinha até livro, já contado aqui, chamado Das Reboot. Como a Alemanha conseguiu religar seu futebol. E, então, perde da Coreia do Sul e fica em último lugar numa chave que tinha suecos e mexicanos, além dos sul-coreanos. É rival de Argentina x Arábia. Mas não foi de virada e a Alemanha não ia virar a seleção mais invicta da história.

Sem ser dono da verdad

Fonte: PVC no Ge